Na última edição do “Café com Seguro” realizada em São Paulo, o tema em debate foi “Seguro Empresarial e Pequenas e Médias Empresas” – as quais respondem por cerca de 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil, 27% do PIB (Produto Interno Bruto) e 40% dos salários pagos. Ao total, são quase 12 milhões de empresas. Nós falamos desse tema recentemente aqui no blog, quando compartilhamos um texto do diretor-presidente da Travelers Seguros no Brasil, Leonardo Semenovitch: (releia aqui).
Organizado pela ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), em parceria com o Sincor-SP, o evento teve três palestrantes. O vice-presidente técnico da Liberty Seguros, Paulo Umek, a partir da visão da seguradora, abordou o tema “Produtos já desenvolvidos para oferta a PMEs e tendências de novos produtos ou nichos. Quais os desafios para a indústria de seguros melhorar a penetração nesse mercado?”. O consultor de negócios do Sebrae-SP e Coordenador Estadual do Programa Corretor de Seguros Empreendedor, Márcio Bertolini, falou sobre “a importância das PMEs para a economia brasileira”. Com base na visão do corretor, o coordenador da Comissão de Riscos Patrimoniais do Sincor-SP, Ezaqueu Bueno, discutiu com os participantes questões como “Por que apenas um pequeno percentual dessas empresas contrata seguros? Quais os desafios para a indústria de seguros melhorar a penetração nesse mercado?”.
Na minha avaliação como diretor da ANSP e coordenador do “Café com Seguro”, os palestrantes trouxeram para o debate temas importantíssimos para o desenvolvimento do mercado de seguros. “Ficou clara a necessidade de estimular, junto às PMEs, a cultura de gerenciamento de riscos como uma atividade básica para a manutenção e a perenidade dos seus negócios. Como resultado, a contratação do seguro é apenas uma consequência natural dessa percepção”, afirmei.
Durante os debates, tive a oportunidade de sugerir que o Sebrae incorpore os principais conceitos de gerenciamento de riscos ao conteúdo da capacitaçãodos pequenos e médios empresários. Nasceu, então, a ideia de a ANSP prover conteúdo ao Sebrae com essa finalidade. O tema está avançando.