• Quem Somos
  • Blog
  • Pesquisar
    Close this search box.
8

Seguros cibernéticos têm sido mais procurados no Brasil

As seguradoras têm registrado um aumento nas consultas e contratações de Seguro de Proteção de Dados, também conhecido como Seguro de Riscos Cibernéticos. Esses resultados tendem a estar ligados aos recentes ataques cibernéticos sofridos por grandes empresas e à maior utilização das ferramentas tecnológicas em decorrência do aumento das atividades em sistema de home office devido ao novo coronavírus.

“Mais pessoas trabalhando diretamente de suas casas pode ter feito com que cibercriminosos passassem a intensificar os ataques de phishing e de engenharia social, ou seja, usando apelos urgentes para atrair cliques em links maliciosos”, afirma um dos integrantes da Subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg, Flavio Sá. Além dessa prática, existem ainda as tentativas de golpes de ransomware, com o sequestro de dados do computador e promessa de liberação apenas com o pagamento de resgate. “Neste cenário, as empresas e seus executivos estão mais preocupados em quantificar o potencial de danos cibernéticos e a transferência do risco para o mercado de seguros tem se tornado cada vez mais uma solução efetiva.”

A tendência do setor é seguir em alta devido à maturidade do mercado no que diz respeito à segurança virtual e ao início de vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que vai regular as atividades de tratamento de dados pessoais.