Foi divulgado no início de julho o Mapa de Catástrofes Naturais Brasileiras (2010 a 2016), elaborado pela companhia de resseguros Terra Brasis, que traz uma visão geral das ocorrências registradas em todo território nacional naquele período. Na definição de desastre, entram todos os casos de eventos adversos, resultados de causas naturais ou da ação do homem, que venham a gerar perturbação e perdas e danos – sejam humanos, materiais, econômicos ou ambientais.
Interativo, o mapa permite navegar pelas cinco regiões e pelos 27 estados brasileiros, além de filtrar por evento registrado, como deslizamentos, erosões, estiagens e secas, inundações e alagamentos, vendavais e ciclones, granizo, geada e incêndios florestais.
Para a composição do mapa, a Terra Brasis utilizou informações públicas disponibilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Acima de tudo, os dados mostram municípios e estados brasileiros que enfrentaram Estado de Calamidade Pública no período abrangido pela pesquisa.
No resumo dos eventos registrados de 2010 a 2016, foram 17.777 ocorrências, sendo que os eventos de estiagem e seca lideram com 12.688 casos, seguidos por inundações e alagamentos (4.156) e vendavais e/ou ciclones (449).
Para conhecer o mapa em detalhes e navegar pelas opções, clique aqui.