• Quem Somos
  • Blog
  • Pesquisar
    Close this search box.
Vesão Vertical com assinatura@2x

Geração de energia solar fotovoltaica atinge nível histórico e Aneel prevê expansão

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê que, num futuro próximo, o Brasil terá um crescimento de 800% no número de novas conexões de geração distribuída nas mais variadas fontes renováveis de energia, como hidráulica, biomassa, solar e eólica. No início deste mês, a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) divulgou dados que reforçam essa tendência de crescimento: o registro histórico de 250 megawatts (MW) de potência de energia solar fotovoltaica.

O número coloca esse tipo de energia na liderança do segmento de microgeração e minigeração compartilhada. Os principais consumidores são os setores de comércio e serviços (42,8% das instalações) e os clientes residenciais ((39,1%). Na divisão por estado, Minas Gerais, Ceará e o Rio Grande do Sul lideram a lista.

Mais sobre o cenário de energia fotovoltaica

Com uma capacidade instalada de geração de 1 gigawatt de energia solar, o Brasil tem cerca de 31 mil sistemas fotovoltaicos instalados. Isso o coloca entre os 30 principais países que utilizam esse tipo de energia. A previsão da Aneel é de que, até 2024, o Brasil supere a casa de 1 milhão de consumidores gerando a própria energia.