• Quem Somos
  • Blog
  • Pesquisar
    Close this search box.
Imagem_MBA_Blog_AR

De professor a coordenador técnico do MBA em “Gestão de Negócios com Ênfase em Seguros”

O primeiro convite me entusiasmou logo de cara: ser professor da matéria “Ambiente de Negócios de Seguros” (ou “Teoria Geral de Seguros”, como conhecido no mercado) para 42 profissionais do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência. O conteúdo faz parte do curso de MBA em “Gestão de Negócios com Ênfase em Seguros”, desenvolvido pelo IBMEC-RJ em parceria com o UniverSeg (programa de gestão do conhecimento da seguradora). A primeira turma teve início no Rio de Janeiro em 2007 e agora é a vez da capital paulista receber o curso. Ao longo de um ano e meio, os participantes terão 456 horas de aulas sobre diferentes aspectos da gestão na área de seguros.

Pouco depois de começarem as aulas, fui convidado para ser o coordenador técnico do curso. Apesar dos desafios para conciliar a atividade com o dia a dia como sócio-diretor da Alfa Real, também não pensei duas vezes. Para mim, essa é uma nova oportunidade de compartilhamento de todo o conhecimento que adquiri desde que comecei a trabalhar como office boy em uma seguradora. Um conhecimento que foi consideravelmente ampliado ao longo dos quase 20 anos transcorridos desde que criei a Alfa Real. Como coordenador técnico, minhas atribuições incluem selecionar professores, avaliar o conteúdo, sugerir melhorias e estimular o diálogo entre a instituição, os professores e os alunos.

A nova função é ainda mais gratificante quando se sabe que a solicitação do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência para que o IBMEC-RJ desenvolvesse um curso in company é resultado da crescente demanda de capacitação dos profissionais que atuam no mercado de seguros. Eles precisam, mais do que nunca, entender como funcionam os processos que envolvem a gestão de uma seguradora. Esse é um caminho sem volta que começou a ser pavimentado com a chegada ao Brasil dos grandes players mundiais. Essas empresas vieram para ficar e o nível de capacitação dos nossos profissionais terá que ser cada vez mais alto.