O mercado de energia recebeu uma boa notícia no dia 23 de fevereiro, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o edital do Leilão nº 13/2015. Dados os números envolvidos, esse será o maior leilão de linhas de transmissão já realizado no Brasil.
A primeira etapa acontecerá no dia 13 de abril, quando serão licitados 26 lotes que totalizam 6,5 quilômetros de linhas de transmissão e 10.560 MVA em capacidade de subestações. Segundo o edital, será exigida garantia para participação. Além disso, os vencedores terão que apresentar garantia para fiel cumprimento do contrato e diversos seguros para a fase de construção – por exemplo, Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil para obras civis e/ou instalações e montagens.
Esse pacote é uma das especialidades da Alfa Real, que tem trabalhado junto a fundos, bancos, seguradoras e entidades de classe para aperfeiçoar as características dos produtos usualmente exigidos em leilões públicos. Ao utilizar os nossos serviços, os clientes podem contar com os seguintes diferenciais:
- análise da viabilidade de emissão da garantia;
- pedido de aprovação do cadastro na seguradora;
- apólices digitais;
- preços competitivos em relação a fiança bancária;
- sem custo de emissão;
- sem custo de permanência;
- sem IOF.
Geração de empregos
No leilão de 13 de abril, a Aneel espera investimentos da ordem de R$ 12,2 bilhões e a geração de 27.640 empregos diretos. A previsão é de que as instalações entrem em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.
Essa primeira etapa contempla as linhas de usinas que já foram contratadas e estão em fase final de conclusão. Na segunda, serão leiloadas linhas de usinas a serem contratadas ao longo deste ano e, possivelmente, aquelas que não forem vendidas em 13 de abril.
Mais informações sobre o Leilão nº 13/2015 podem ser obtidas aqui.